sábado, 9 de março de 2013

david copperfield pela 29ª vez...


tô lendo pela vigésima nona vez o livro david copperfield, do charles dickens. assim como ele, orgulho e preconceito ,  a volta do parafuso e o morro dos ventos uivantes são livros que vou lendo várias vezes ao longo dos tempos. não me canso nunca. às vezes para curar o luto de um livro bom recém concluído, pego um desses dai pra manter o coração em festa. como acabei de ler a sombra do vento e fiquei apaixonada, peguei um bobo, chato e desnecessário de literatura fantástica, chamado a fada (de carolina munhoz). não recomendo, abandonei na metade. ai lá tava o copperfield me olhando, fui nele de novo. eu simplesmente sou apaixonada. agora quero rever os filmes, todas as versões. pesquisando rapidamente na internet, olha o que eu descobri: a primeira versão para o cinema foi em 1911. depois vieram versões em 1922, 1935, 1974, 1986, 1999, 2000 e foi adaptado para a tv em várias vezes, a principal em 1966, com ian mckellen como david . ian pra quem não sabe ou não lembra é simplesmente magneto do x-man e o gandalf do senhor dos anéis, ele voltou a fazer a versão de 1999, desta vez como creakle. nessa versão de 99 daniel radcliffe, o harry portter, fez o david jovem. numa versão animada em 1993, julian lennon fez a voz de david, que no caso era um gato. a última versão, em 2000, o elenco tá maravilhoso com a sally field, paul bettany e hugh dancy. bom, né? 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário