sexta-feira, 24 de agosto de 2012

três filmes pra ver e dois pra ir pro lixo

domingo passado vi um monte de filmes legais, tudo pra compensar o sábado, quando vi muita coisa ruim. posso dar alguns palpites? então vamos lá: ATENÇÃO SPOILERS

"jogos vorazes". é novo, deste ano, mas nem sei se está nos cinemas, como já disse antes eu não sigo muito a programação das salas de exibição. mas se você ainda não viu, veja. comecei achando que era mais um daqueles filminhos para adolescentes que gostam de vampiros e bruxos mágicos já que jogos vorazes faz parte de uma trilogia de livros para jovens, de suzanne collins. que nada. pura ilusão. é filme pra adulto mesmo. a linguagem até segue a linha mega produção, e o argumento aquela coisa da garota-fudida- que- tem- que- dar- a- volta- por- cima. mas olha, de infantil não tem nada. é bem pesado ver crianças assassinando crianças pra poder sobreviver. e o pão e circo que se arma dá um certo desconforto se você fizer um paralelo com a realidade que vivemos hoje. recheado de efeitos especiais legais, sem muita pretensão, mostra um futuro assustadoramente possível. elenco bom. a protagonista jennifer lawrence fez a jovem mística no filme "x man: primeira classe". ela trabalhou também naquele filme maluco "um novo despertar", com o mel gibson (aliás, bom filme viu? chorei até. vale a pena ver). o rapaz que faz o companheiro dela, o peeta, é josh hutcherson. ele é o gurizinho  do "viagem ao centro da terra". cresceu e tá muito bem. além de bonitinho. no elenco ainda tem o maravilhoso woody harrelson, que não precisa de apresentação, lenny kravitz num papel surpeendente, donald sutherland que também dispensa apresentações e stanley tucci , que a gente conhece do "diabo veste prada". é um filme americano, e portanto bastante previsível, mas é um bom blockbaster. que venham as continuações.


"the cabin in the woods". este também é novo, não sei se do ano passado ou do comecinho de 2012. quer diversão? é fã do "evil dead" (uma noite alucinante, de 1983, de sam raimi)? gosta de supernatural e de sexta-feira 13? então vai amar este filme. eu gostei. me peguei dando gritinhos ao torcer para a protagonista (sim, a gente fica torcendo pra dar certo)...e mais uma vez  fica claro que os zumbis são os melhores! falei em sam raimi e lembrei que o cara é bom: fez a trilogia da noite alucinante, fez "o homem aranha" 1,2 e 3 e ainda "arraste-me para o inferno" (outro filmão!) e foi produtor de outras pérolas como "o grito" 1,2 e 3. parece que vai ter filme dele em 2013, daqueles de arrasar, olha o título: "oz: mágico e poderoso", será que vai ser bom? "the cabin in the woods" tem influência direta dele. na minha opinião, claro. e é diversão pura. muitos clichezões estão lá, mas fazem bonito. a turma de amigos que vai para uma cabana abandonada no meio do mato e começa a sofrer com o sobrenatural é mega clichê, mas acredite, pode te surpreender. no elenco o lindo chris hemsworth, ele mesmo, o thor! o diretor, drew goddard foi produtor e roteirista da minha saudosa série "lost" , e do filme "cloverfield- monstro". escreveu "the cabin...." junto com o diretor de "os vingadores" (hum, já tava ali perto do thor, hein?). foi a estreia dele como diretor. ah, o toque de mestre foi a  participação mega-especial sigourney weaver. veja e divirta-se.


 outro que seguiu a linha veja e divirta-se foi "the last house on the left", ou a "última casa a esquerda". mas aqui a diversão foi em outro nível. nada de ironias e piadinhas internas. aqui o negócio é pesado mesmo. o filme é velho, de 2009, e uma refilmagem! é...as malditas refilmagens. o original ganhou aqui no brasil um daqueles títulos traduzidos sem noção, que a gente não entende o porquê: "aniversário macabro" . feito em 1972, pelo wes craven, ele mesmo. o mestre. pra quem tem a coragem de não saber quem é wes craven, assista "a hora do pesadelo", original e a refilmagem; "pânico" 1,2, 3 e 4; "voo noturno" com o maravilhoso cillian murphy - que fez "café da manhã em plutão", imperdível, e o vilão em "batman begins", só pra citar alguns; "a sétima alma"...me perdi, perai. ah sim, o original é o "aniversário macabro". agora ganhou uma nova roupagem, mas a essencia está lá. as cenas são fortes sim. mesmo para pessoas como eu que já viram de tudo no cinema. tem um estupro que por si só já é nojento, seja ele como for, e umas boas cenas de puro suspense. no elenco gente boa como: garret dillahunt, o bandidão. ele já fez o filme "arquivo x", mas a gente conhece o rostinho , e o corpinho, por várias séries que ele já participou. a riki lindhome, também bandidona, parece que nasceu para o papel.  já participou de "menina de ouro" e " a troca". vale nota também a sara paxton, a filha que se lasca muito no filme. ela é velha conhecida, fazia papéis infantis como " retorn to haloweentown", e fez um ótimo filme de terror que se chama "the innkeepers" , onde ela trabalha num hotel mal assombrado (este vale muito a pena ver. prometo falar só dele qualquer dia). ela vai fazer o massacre da serra elétrica em 3d ano que vem. boa a guria, viu? pra encerrar o elenco, preciso citar o nome do spencer treat, aquele menino lindo que fez lucius no "gladiador". tá crescidinho e lindinho. aaah e agora é pra encerrar  mesmo, faltaram dois super caras: um é o tony goldwyn, que faz o pai da família. lembram do "ghost", poizé, ele, o vilão.  o outro é aaran paul, que já fez um milhão de papéis em séries e apareceu em "missão impossível 3". enfim, elenco bom, filme bom. violento e com suspense e sem ser bobinho, e o principal, não subestima a platéia.

dos filmes que NÃO RECOMENDO:



"devil seed" -  acho que é de 2012. chato, risível. vi até a metade e foi pro lixo.







"red state" - também acho que é de agora. recebeu a tradução de "seita mortal". é baseado livremente no caso da westboro baptist church, de Topeka, cidade do kansas. muito livremente. e até tem um bom elenco. mas não dá. pior é o fim. tem uma crítica de malucos por ai que gostou dessa merda. enfim, nem perca seu tempo. tudo é mal feito, mal explicado, a violência é gratuita e a produção de quinta.o argumento não se sustenta e a galera da igreja é  inverossimil demais. fui dormir.

2 comentários:

  1. ah, não, deca, reveja jogos vorazes. vc devia estar bêbada ou deprimida pra gostar dessa porcaria. o filme é pré-aborrecente e totalmente ilógico.
    vc tem bom gosto, mas, como disse, devia estar meio doida quando assistiu.

    ResponderExcluir
  2. oiiiii, quem assina como anônimo eu não fico sabendo de quem é o comentário. mas de qualquer forma, eu mantenho a opinião. gostei. o filme dois, em compensação, é uma merda.

    ResponderExcluir